NOTÍCIAS IMPORTANTES

CNH Digital PB

Desde abril desse ano a CNH Digital PB já está sendo oferecida.  A CNH Digital é uma via eletrônica da habilitação impressa e ela pode ser adquirida por meio de um aplicativo de celular.


Por isso, fizemos esse artigo para informar você sobre todos os detalhes da CNH Digital PB.  Não deixe de ler o artigo e boa leitura!


Saiba mais sobre a CNH Digital PB


Para utilizar o documento, o usuário deve ter o aplicativo CNH Digital no seu celular. Todavia, vale lembrar que fazer a CNH Digital é opcional e ela tem a mesma validade da versão impressa.


A ideia da Carteira de Habilitação Eletrônica, é garantir uma maior facilidade, segurança e comodidade para o condutor. Além disso, a Carteira de Habilitação impressa deve ter o código QR. Esse código pode ser visualizado na parte interna da sua CNH impressa.

Todas as carteiras de habilitação que foram emitidas ou renovadas a partir de maio do ano passado, já contam com o código. Para quem não tem a nova versão da CNH impressa, pode retirar a segunda via ou renová-la. Para ter acesso a CNH Digital, o motorista deve fazer um cadastro na página do Portal de Serviços do Denatran.


Após o cadastro, o condutor vai receber um e-mail para que o cadastro seja ativado e, assim, possa concluí-lo.

Ademais, o motorista deve ir em um dos postos do Departamento de Trânsito da Paraíba para atualizar os seus dados cadastrais.


Vale ressaltar que, caso o motorista possua o certificado digital, ele pode fazer todo o processo pela internet.

Feito isso, você vai retornar no site do Portal de Serviços do Denatran e vai solicitar um código para ter acesso ao aplicativo.


Por fim, você vai baixar o aplicativo no seu celular, colocar o código e as outras informações solicitadas e pronto!

Sua CNH Digital PB já está pronta para ser usada.


Quais são as dúvidas mais frequentes referente a CNH Digital PB?


1. Qual o valor da Carteira de Habilitação Eletrônica? Isso vai depender do Detran de cada Estado. No estado da Paraíba, por exemplo, a emissão é gratuita e segue orientação do Denatran.


2. A Carteira de Habilitação Eletrônica é segura? Sim. Vários procedimentos técnicos foram realizados para que o aplicativo seja seguro e assegure a validade do documento. Além disso, a autenticidade da CNH Digital é confirmada por conta da assinatura com certificado digital do usuário. A autenticidade também pode ser dada pela leitura do QR Code.


3. E se eu perder meu celular ou ele for roubado? Em caso de perda ou roubo do celular, o usuário tem a opção de bloquear o documento. Contudo, caso o usuário possua o certificado digital, ele pode solicitar o bloqueio no site do Portal de Serviços do Denatran.  Se não, basta ir em um posto do Detran e solicitar o bloqueio.


4. O que é o certificado digital? Resumidamente, é um registro eletrônico que funciona como uma assinatura digital, contudo, ele é apenas opcional.


5. O que acontece se não tiver internet na hora da abordagem? O acesso à internet só se faz necessário para o primeiro uso do aplicativo, depois a CNH Digital fica acessível off-line. Entretanto, vale ressaltar que nunca deixe de sair sem a sua habilitação, seja a de papel ou a digital. Pois, a multa para quem anda sem habilitação é de natureza leve, custando R$ 88,38. Fora disso, o usuário recebe três pontos na Carteira e tem o veículo retido até a apresentação do documento.


Confira o passo a passo para solicitar a CNH


Afinal, espero que você tenha entendido mais sobre a CNH Digital PB. Então, não deixe de fazer a sua versão!



Fonte: cnhdigitalbrasil.com.br








23 visualizações

© 2020 - CRDD/PB - CONSELHO REGIONAL DOS DESPACHANTES DOCUMENTALISTAS DO ESTADO DA PARAÍBA.

Av. Camilo de Holanda, 1.177 - Torre - João Pessoa / PB - CEP:58.040-340
Fone Fax: (83) 3221.2254 / E-mail: crddcomunicacao@hotmail.com.br

CNPJ: 07.699.208/0001-90

ACESSO Nº:

REDES SOCIAIS:

POR:

ADMA_ÍCONE_BRANCO.png